PRONAC 180861 e a Capoeira na Educação Infantil: benefícios para o desenvolvimento das crianças
A capoeira é uma arte marcial brasileira que tem origem na época da escravidão e é praticada até hoje em todo o mundo. Além de ser uma atividade cultural, também é uma ótima opção para trabalhar com crianças na Educação Infantil.
Trata-se de uma atividade complexa que mexe com todo o corpo, proporcionando interação e contato com o outro, além de incentivar o respeito com a diversidade e cooperação. Além disso, desenvolve força, agilidade e equilíbrio, melhorando a elasticidade e a coordenação das crianças. Por ser uma atividade lúdica, ela também desenvolve as múltiplas inteligências de quem a pratica, com brincadeiras que envolvem movimentos como a ginga, o au e a rasteira.
A capoeira também pode ser utilizada como uma ferramenta para trabalhar valores como o respeito, a cooperação e a diversidade. As crianças aprendem a respeitar o espaço do outro, a cooperar em grupo e a valorizar a cultura brasileira.
Tanto as oficinas de musicalização quanto de capoeira realizadas no Centro de Educação Infantil Hermon Palhoça, são viabilizadas através do projeto cultural PRONAC 180861, uma iniciativa inovadora que visa promover a cultura africana e açoriana para as crianças da Fundação Hermon.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e é patrocinado pelas empresas Celesc, SIDRASUL, BRDE, TECNOPERFIL, além de contar com o apoio de pessoas físicas engajadas em promover a cultura e o conhecimento.
O projeto, iniciado no segundo semestre do ano passado, já realizou diversas atividades e apresentações culturais que encantaram a comunidade local.
E aí, vamos entrar na roda?
Confira no vídeo um pouco mais da nossa oficina de Capoeira: https://fb.watch/mEG8a_Ri5_/
Fundação Hermon – Transformando vidas e moldando um futuro melhor!