Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

A Fundação Hermon chama a atenção para este 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o mal que essas substâncias trazem, não só ao organismo como também à sociedade.

O alerta é importantíssimo para a saúde da criança e do adolescente, pois a ingestão precoce de bebidas alcoólicas é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos, *conforme dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)*. As ações de prevenção devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, o acesso aos bens culturais, incluindo prática de esportes, cultura, lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.