CEI Hermon – Palhoça em: O Fabuloso Início das Aulas com o Sítio do Pica-Pau Amarelo!
A recepção das crianças para o início do ano letivo no CEI Hermon – Unidade Palhoça foi uma grande aventura no universo da imaginação. Confira!
A possibilidade de alimentar o imaginário infantil está nos momentos das brincadeiras infantis, que devem ser valorizadas e exploradas, tanto em casa, quanto na escola. Foi pensando nisso que o Centro Educacional Infantil Hermon, em Palhoça, dedicou todo o mês de fevereiro ao acolhimento e fortalecimento de vínculos dos alunos para mais um ano letivo.
Todas as atividades da recepção foram pautadas no projeto pedagógico elaborado pela educadoras do CEI e inspirado pela obra de Monteiro Lobato. Intitulado de “Partiu Diversão no Sítio”, o projeto teve como principal referência a obra mais famosa do autor, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Para os pequenos, o início do ano letivo sempre envolve muitas emoções – um misto de felicidade, curiosidade e ansiedade -, portanto o objetivo das atividades foi facilitar a transição do ambiente familiar ao escolar, e receber as crianças com afeto e diversão.
Até os seis anos, a criança constrói um universo onde realidade e imaginação se misturam, e onde personagens de todos os tipos se unem, criados a partir de suas experiências reais, seus sonhos e seus desejos.
Esta é a fase do “pensamento mágico”, quando um “abracadabra!”, ou um punhado do pó de Pirlimpimpim, transforma um passeio no parque em uma expedição em uma selva povoada por animais aterrorizantes. A criança dá grande importância ao jogo simbólico e tudo é desculpa para que sua vida seja tão colorida quanto ela imagina!
Confira os registros desses momentos mágicos:
Não importa a realidade em que uma criança evolua, ela sempre terá sua própria percepção das coisas, pois sua imaginação a leva pela mão para fazê-la viver experiências sem fim.
Parabéns às professoras do CEI – Palhoça pela criatividade, dedicação e afeto pelas nossas crianças!
“A prova do sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança”.
Maria Montessori