Dia Internacional da Mulher
Celebrado anualmente, o Dia Internacional da Mulher em 2022 traz como tema a “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”.
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e abrange diversos eventos ao redor do mundo com o objetivo de celebrar as
conquistas econômicas, políticas e sociais das mulheres, mas também para fazer ouvir as suas reivindicações, a fim de alcançar a igualdade de gênero.
Esta data surgiu no contexto dos movimentos sociais na virada do século XX na América do Norte e na Europa. Nesse momento histórico, o florescente movimento de mulheres, reforçado por quatro conferências mundiais sobre mulheres, patrocinadas pelas Nações Unidas, ajudou a tornar a observância deste dia como o ponto de encontro para esforços coordenados para exigir os direitos e a participação no processo político e econômico.
Atualmente, apesar de algum progresso, a comunidade internacional concorda que a situação da maioria das mulheres e meninas no mundo está mudando muito lentamente. Um novo índice global confirma que, nesse ritmo, nenhum país do planeta oferecerá os mesmos direitos, oportunidades e recursos para mulheres e homens em 2030.
De acordo com a Unicef:
- Mais de 110 milhões de crianças em todo o mundo estão fora da escola – dois terços delas são meninas.
- Dos 875 milhões de adultos analfabetos do mundo, dois terços são mulheres.
- Metade das meninas que vivem em países em desenvolvimento (excluindo a China) se casarão antes dos 20 anos.
- A mutilação genital feminina afeta 130 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo e coloca 2 milhões delas em risco todos os anos.
A questão da luta pelos direitos das mulheres não é, portanto, coisa do passado, e merece a nossa total atenção. Todos os anos, um tema diferente é designado pela ONU para cada edição do “Dia da Mulher”.
Em 2022, o tema é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. Segundo a ONU, essa escolha representa o reconhecimento da “contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta”.
No espírito de luta pelos direitos das mulheres, igualdade e justiça, que este 8 de março seja um dia de reflexão, conscientização e mobilização. Todas vocês merecem parabéns por sua coragem e potência de vida!